sexta-feira, 17 de junho de 2011

Pedalando na Rua

Tome consciência de tudo que está a sua volta, pode ser que tenha que tomar uma decisão rápida ao se deparar com cachorro, criança, motocicleta ou corredores. Não utilize walkman enquanto pedala, vai precisar de ouvir as buzinas ou qualquer barulho que possa alertá-lo do perigo.

E lêmbre-se que se pedalar na rua, vai ter que concorrer com os veículos, portanto, tente obedecer as novas leis de trânsito para ciclistas.

O Tamanho da Bicicleta e Altura do Banco

Para saber se uma bicicleta de Ciclismo se adequa a você em termos de tamanho, sente-se na barra transversal e não no selim. Seus pés devem apoiar-se totalmente no chão e a barra deve estar quase encostando nos órgãos genitais, se tocar ela está pequena. Caso seus pés estejam suspensos ou tenha dificuldades de manter o equilíbrio tocando apenas com as pontas dos pés, ela está muito grande. O Selim deverá estar, ligeiramente, inclinado para cima.

Altura do Banco: Quando seu pé atingir o ponto mais alto na pedalada, seu joelho deve fazer um ângulo máximo de 90° em relação ao pé. E para verificar, mesmo de pé, se o banco está adequado, basta posicionar-se de lado com o banco e o mesmo deve estar na mesma altura em uma linha reta imaginária em direção à cabeça do fêmur, na lateral do quadril.

Os braços devem ficar ligeiramente relaxados ou semi-fletidos a fim de minimizar o impacto nas articulações dos punhos, ombros e coluna, causado durante o trajeto.